Rua Paraíba, 928

Marília / SP

Entre em contato conosco

(14) 3422-5768

MEI: quando é o momento certo para contratar um funcionário?

19 de março de 2025
Jornal Contábil

A contração de um empregado para qualquer empresa deve ser pensada estrategicamente considerando as qualificações do contratado e como ele contribuirá com o sucesso do negócio, com o Microempreendedor Individual (MEI) funciona da mesma forma.

É necessário avaliar muito bem antes de contratar alguém e assumir a responsabilidade por todos os direitos trabalhistas de um profissional. Outro ponto que pesa é que o MEI só pode contar com um funcionário.

Entender a seriedade de uma contração é algo indispensável, além disso, é preciso identificar uma necessidade no seu empreendimento e contratar alguém que realmente vá te ajudar.

Fuja da informalidade e avalie as obrigações

Se você, Microempreendedor Individual, está pensando em contratar informalmente um ou mais funcionários, saiba que isso pode te render alguns processos trabalhistas que só vão atrapalhar o seu negócio.

Portanto, a contração deve considerar todas as obrigações trabalhistas de uma maneira honesta e confirmar se seu negócio tem estrutura e capacidade financeira para honrar os seus compromissos.

O funcionário contratado pelo MEI deve receber todos seus direitos trabalhistas, confira alguns:

- Salário mínimo ou piso da categoria quando houver

- Repouso semanal remunerado (preferencialmente aos domingos)

- Férias anuais acrescidas de 1/3

- Décimo terceiro salário

- Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS

- Pagamento de INSS

- Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais (duzentos e vinte horas mensais), facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho

- Horas extras, com pagamento de no mínimo 50% a mais que a hora normal

- Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno

- Vale-transporte

MEI, considere as suas capacidade financeira e a necessidade de um funcionário

Como citamos acima, o funcionário precisa receber salário-mínimo ou piso da categoria, portanto, é preciso ter um faturamento estável para manter todos um empregado pense contratado.

Para cumprir as suas obrigações trabalhistas, conte o suporte de um contador para te ajudar com toda a burocracia do seu negócio e para te auxiliar com o seu controle financeiro.

Além disso, considere a real necessidade do seu negócio em contratar um e busque entender como isso será interessante e como isso vai aumentar o rendimento da sua empresa, avalie os riscos.

Enfim, o momento certo para uma contração é quando o seu negócio estiver com condições para honrar os compromissos e quando contratar alguém seja lucrativo para o seu MEI.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Max Assessoria Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil