Rua Paraíba, 928

Marília / SP

Entre em contato conosco

(14) 3422-5768

Tempo médio para abrir empresas no Brasil cai de 21 para 18 horas; veja qual estado mais rápido

21 de outubro de 2024
Contábeis

O Governo Federal, por meio do Boletim do Mapa de empresas, revelou que o tempo médio para abertura de companhias no Brasil atingiu um novo marco no segundo quadrimestre de 2024: apenas 18 horas, uma redução significativa de 3 horas em comparação com o final do primeiro quadrimestre de 2024 e uma queda de 11 horas em relação ao mesmo período de 2023.

Além disso, o Rio Grande do Sul se mostrou como o estado brasileiro mais rápido para abrir empresas, com um tempo médio de apenas 5 horas, representando uma redução de 61,5% em relação ao quadrimestre anterior.

No estado do Pará, o tempo médio de abertura de empresas é de 1 dia e 7 horas, mas ainda assim registrou uma queda de 8,8% nesse tempo em comparação ao quadrimestre anterior. 

Um outro dado que foi mostrado na pesquisa é que entre as capitais, Aracaju, Curitiba e Espírito Santo, também há uma maior atenção pela rapidez da abertura de novas companhias, com uma média de 2 horas.

O CMO da Agilize Contabilidade Online, Marlon Freitas, explica que os resultados se refletem pela digitalização e desburocratização dos processos aqui no Brasil.

“A redução no tempo de abertura de empresas mostra como as melhorias nos serviços digitais têm impactado diretamente o ambiente de negócios. Além de facilitar a vida dos empresários, essas mudanças incentivam o surgimento de novos negócios, ampliando a competitividade e contribuindo para o crescimento econômico do país”, afirma Freitas.

O CMO ainda acrescenta que o papel da contabilidade nesse contexto é de extrema importância, e a simplificação da gestão financeira e burocrática por meio da contabilidade online ajuda vários empreendedores a prosperar um mercado ainda mais competitivo.

No segundo quadrimestre de 2024, foram abertas 1.459.079 novas empresas no Brasil, representando um crescimento de 0,3% em comparação ao primeiro quadrimestre e de 5,3% em relação ao mesmo período de 2023. 

Entre essas empresas, o destaque fica para os micro e pequenos negócios, que representam 97,3% do total de novas companhias. Além disso, o número de empresas fechadas caiu 3,0% em relação ao primeiro quadrimestre deste ano, um total de 830.525 empresas fechadas

Com informações Apex Conteúdo Estratégico

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2024 Max Assessoria Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil